Origem
Originalmente, os Drows eram elfos como os outros, mas milhares de anos no passado, tudo mudou. A Deusa mãe dos elfos Lloth, voltou-se contra o Deus pai dos elfos Corellon Larethian e tentou matá-lo, isto levou a uma guerra no panteão divino élfico e a guerra afetou os elfos no Plano Físico. Larethian acabou vencendo e ao invés de destruir sua esposa, ele decidiu amaldiçoá-la e baní-la da luz. Como Lloth comportou-se como uma aranha Viúva Negra, tentando matar seu parceiro, Larethian transformou seu corpo belo no de uma aranha gigante e a baniu para a escuridão. Aqueles que apoiaram Lloth sofreram punição semelhante, tendo sua pele tornada negra como a noite e seus cabelos brancos como o luar.
Exílio
Forçados a se esconder da luz, os Drows buscaram cavernas e com o tempo descobriram a existência do Underdark, um verdadeiro mundo subterraneo, formado por túneis que percorrem vastas regiões e formando grandes cavernas. Os Drows levaram muito tempo para se adaptar ao novo ambiente e desenvolver relações com os outros seres do Underdark, principalmente Duergars e Mindflayers. As grandes cavernas acabaram se tornando os lares das cidades subterraneas dos Drows e pontos de acesso à superfície foram cuidadosamente preparados, para que pudessem realizar saques aos recursos mais raros no Underdark.
Sociedade
Como seguidores fiéis da Deusa mãe, a sociedade Drow é totalmente matriarcal, liderada pelas casas nobres. Cada casa nobre tem seus domínios e é liderada por uma Matriarca, que é diretamente servida por um Consorte. O Consorte tem as funções de porta-voz, amante e protetor da Matriarca. Uma casa nobre só recebe tal títúlo, quando a própria Lloth a reconhece e como símbolo maior disso, seus membros ganham um brilho vermelho nos olhos. O mesmo brilho vermelho é identificado em Drows anciões, mas isso é extremamente raro.
Panteão
Quando Larethian baniu Lloth, dois dos seus filhos a acompanharam e os três tornaram-se o panteão Drow. Lloth é a senhora dos Drows e todos a seguem sem questionamentos, ela defende a superioridade dos Drows como raça e seu direito divino de governar o mundo. Vhaeraun é o filho de Lloth e mestre dos assassinos, envenenadores e manipuladores, ele discorda de sua mãe sobre a liderança das fêmeas, preferindo que um macho assuma o comando de sua raça. Eilistrae é a filha de Lloth e diferente de sua mãe e irmão, acredita que é o dever dos Drows conviver com outras raças e tentar guiá-los, como amigos.
Comportamento e relacionamento
O exílio levou os Drows a desenvolverem uma agressividade natural contra outros seres, principalmente os elfos. Drows são naturalmente cruéis e manipuladores, abraçando os extremos de prazer e dor como duas faces da mesma moeda. Sua tendência manipuladora, faz com que levem juramentos ao pé da letra, valorizando a honra e punindo severamente qualquer traição. Drows consideram as outras raças seres inferiores, mas a mesma regra quanto a juuramentos é válida para qualquer ser. Os seguidores de Eilistrae costumam controlar sua crueldade, a direcionando para criminosos.